Higiene oral

Função e características

A saúde oral dos dentes e da boca está diretamente relacionada com o nosso bem-estar geral.

 

A principal função da higiene oral é a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.

 

Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilita a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela ação dessas bactérias.

Uma correta e eficaz higiene oral é fundamental para os dentes, gengivas e boca se manterem em boas condições e evitar o aparecimento de doenças da cavidade bucal.

 

Não se esqueça, prevenir é sempre mais fácil que tratar.

Regra 1
Escove os dentes pelo menos sistematicamente dois minutos após cada refeição e ingestão de bebidas açucaradas para remover as bactérias e evitar a formação da placa bacteriana, a principal causa de cáries e tártaro.

Regra 2
Use sempre o fio dentário após a escovagem dos dentes para remover restos de alimentos nos espaços interdentários. A passagem do fio dentário entre os dentes é essencial para uma limpeza eficaz nestes locais.

Regra 3
Use todos os dias um elixir bucal. O palato, a zona por baixo da língua, as bochechas ou as zonas abaixo da linha das gengivas, apenas são limpos com o terceiro passo, o elixir, que atua onde a escova e o fio dentário não chegam. O elixir ajuda ainda a criar uma barreira de proteção contra germes e bactérias, defendendo a boca dos inimigos dos dentes e gengivas.

Regra 4
Para a saúde dos seus dentes siga uma dieta equilibrada, com baixo teor de açúcar, rica em frutas e legumes, alimentos que contenham vitaminas C, A e D e minerais essenciais, como o cálcio, fósforo e potássio.