Dores de garganta

Causas e características

As dores de garganta comuns são frequentemente provocadas por uma inflamação das amígdalas, da faringe ou laringe, cuja intensidade varia entre uma sensação de garganta irritada e uma dor intensa que dificulta o engolir. Estão geralmente associadas aos estados gripais e constipações ou mudanças bruscas de temperatura, o que faz com que não surjam exclusivamente no inverno, mas ao longo de todo o ano.

causas-dor-garganta-icon-1

Origem viral

A causa mais frequente de dores de garganta está relacionada com infeções por vírus e derivam sobretudo de gripes e constipações tipicamente associadas ao tempo frio/inverno. Manifestam-se através de uma dor de garganta moderada que dura aproximadamente 5 dias, quando diagnosticadas e tratadas prontamente. Quanto maior concentração de pessoas em áreas fechadas com grande proximidade e fraca circulação de ar, maior a probabilidade de transmissão dos vírus.

causas-dor-garganta-icon-2

Origem bacteriana

Menos frequente que a viral é a infeção de origem bacteriana, que, muitas vezes, resulta de uma infeção viral não devidamente tratada. Nestas situações a dor de garganta é intensa: a garganta apresenta pontos brancos (placas de pus) e geralmente provoca sintomas como febre, calafrios, mal-estar, dor ao engolir, dores de cabeça, dor abdominal e falta de apetite.

causas-dor-garganta-icon-3

Fatores ambientais

Além dos vírus e das bactérias, há fatores ambientais que também podem causar dores de garganta e irritatação, tais como o ar quente e seco do aquecimento ou o ar frio do ar condicionado, a poluição industrial e os contaminantes químicos presentes no ar, bem como o fumo do tabaco e os ambientes carregados. Por outro lado, é mais suscetível de sofrer problemas de garganta quem utiliza muito a voz.