Proteja-se da cárie dentária!

Sabia que a cárie dentária afeta quase 90% da população? Provocadas pela ação de bactérias, as cáries podem originar a destruição parcial ou total dos dentes. Essas bactérias estão geralmente associadas a uma alimentação inadequada e/ou a uma higiene oral deficiente e, em situações extremas, podem provocar infeções.

 

Os dentes mais suscetíveis de ganhar cáries são os molares e os pré-molares, pelo facto de serem maiores e terem algumas cavidades que permitem o armazenamento de restos alimentares quando não são imediatamente escovados. Apesar de, inicialmente, a cárie ter origem no esmalte, pode tornar-se mais profunda e chegar à dentina, um tecido menos duro com maior sensibilidade – por exemplo ao frio, ao calor ou aos doces.

 

Por tudo isto, é importante estar atento à condição da sua boca para perceber se ela poderá estar menos saudável. Alguns sintomas a ter em conta são o aumento da sensibilidade dentária, a existência de cavidades anormais e alterações de cor, como o aparecimento de manchas ou zonas negras na parte superior dos dentes.

 

Tantum é uma marca que valoriza a higiene dentária e procura encontrar soluções para que os cuidados pessoais sejam mais fáceis e eficazes. Por isso, damos-lhe alguns conselhos de como prevenir a cárie dentária:

 

  • Escove os dentes, no mínimo, duas vezes por dia, preferencialmente sempre que termina uma refeição;
  • Dedique algum tempo extra aos dentes molares e pré-molares – apesar de serem os de mais difícil escovagem, são os que precisam de maior atenção para evitar cáries;
  • Passe o fio dentário entre os dentes após as escovagens, por forma a eliminar restos de comida que a escova só por si não removeu e também para ajudar a detetar irregularidades nos dentes;
  • Termine o momento de higiene oral com um Tantum Protect Elixires, para que a ação de limpeza e proteção chegue a zonas mais difíceis de lavar.
  • Dê aos seus dentes a atenção que eles merecem! Porque prevenir é sempre mais fácil que tratar.

 

Fonte: Ordem dos Médicos Dentistas.

 

Saiba mais